Ensaios para etiquetagem de módulos fotovoltaicos

O Laboratório de Energia Solar (LES) do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está autorizado a realizar os ensaios de conformidade para a etiquetagem de módulos fotovoltaicos no país, equipamento usado na conversão da energia solar em eletricidade. Os ensaios são realizados de acordo com a Portaria Inmetro 004/2011, e é a partir destes ensaios que os fabricantes do equipamento podem receber a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Autorizado em março/2014 pelo Inmetro, o serviço de ensaio de conformidade de módulos fotovoltaicos pelo laboratório da UFPA é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).

De acordo com o Coordenador do LES/GEDAE, Wilson Negrão Macêdo, para que o teste de módulo fotovoltaico seja feito, o fabricante deve, inicialmente, solicitar uma autorização prévia do Inmetro. Com este documento em mãos, ele apresenta ao LES um modelo do equipamento a passar pelo ensaio (o teste é feito por modelo). De posse do laudo do laboratório da UFPA aprovando o equipamento no teste de conformidade, o fabricante deve procurar Inmetro e solicitar a concessão da etiqueta.

O serviço de ensaios de conformidade de módulos fotovoltaicos pode ser solicitado via e-mail ensaiosfv©fadesp.org.br.  Após o contato, o representante do fabricante receberá um e-mail contendo todas as orientações necessárias para a realização dos testes.

Para Contato:

Fone: (91) 3201-7299/8806

Acesse também o documento: Orientações Gerais para fabricantes e importadores sobre a Regulamentação de Equipamentos para geração de energia fotovoltaica.

Sobre o Laboratório de Energia Solar (LES) do GEDAE/UFPA:

A partir do uso de equipamentos e recursos de hardware e software, que podem ser aplicados especificamente no desenvolvimento de pesquisas e ensaios de laboratório o LES/GEDAE da UFPA atua no desenvolvimento de tecnologias que usam a energia solar como fonte primária para diversas aplicações, dentre elas, os sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica convencional, sistemas fotovoltaicos isolados, sistemas híbridos, sistemas de bombeamento fotovoltaico e sistemas de aquecimento solar.