Página inicial > Eventos > GEDAE comemora 25 anos

GEDAE comemora 25 anos

Última Atualização: Segunda, 13 Janeiro 2020 17:27 | Acessos: 713

06.12.2019 25 Anos GEDAE Foto Alexandre de Moraes 2

No auditório do Projeto Newton, localizado no prédio dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC), ocorreu, no dia 6 de dezembro, a cerimônia de celebração aos 25 anos do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (Gedae). Na ocasião, foram realizadas palestras, sobre a história e as perspectivas para o futuro do grupo, ministradas pelos professores João Tavares Pinho e Wilson Negrão Macêdo.

Para compor a mesa de abertura da solenidade, juntamente com os palestrantes, foram convidados o reitor Emmanuel Tourinho; o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Tavares da Costa; o Diretor do Instituto de Tecnologia (ITEC), Newton Soeiro; representantes das Pró-Reitorias de Relações Internacionais (Prointer) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), além de professores e pesquisadores do Gedae.

O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Gedae ao longo dos seus 25 anos, reconhecendo-o como de grande importância para a UFPA. “O trabalho do Gedae tem contribuído de modo substancial com os avanços acadêmicos e científicos acumulados pela UFPA nas últimas décadas. Esse sucesso terá certamente continuidade nos próximos anos. Desejamos que todos permaneçam confiantes, determinados e sempre investindo em projetos inovadores de ensino, pesquisa e extensão. A instituição sempre apoiará essas iniciativas, independentemente das dificuldades”, afirmou Emmanuel Tourinho.

Ressaltando a importância institucional e regional do Gedae, o Diretor do ITEC lembrou também o caráter inovador do grupo ao propor uma parceria para a instalação de painéis fotovoltaicos para captação de energia solar no telhado do Instituto de Tecnologia, a fim de que os custos com eletricidade sejam minimizados. “Este projeto é extraordinariamente necessário e importante para a nossa região, que tem um grande potencial de desenvolvimento, seja na formação de pessoas, seja na minimização de custos energéticos”, disse Newton Soeiro.

gedae1Para representar a atual equipe de trabalho do Grupo, estiveram presentes os pesquisadores Marcos Galhardo, Wilson Negrão Macêdo, Heliana Aguilar e João Tavares Pinho, os quais enalteceram as produções realizadas e a contribuição do Gedae para a missão da UFPA, no sentido de formar mão-de-obra qualificada para a região Norte.

Palestras - Após a mesa de abertura, o fundador do Gedae, professor João Tavares Pinho, proferiu uma palestra para contar a trajetória acadêmica e profissional do grupo e relatou as pesquisas, as iniciativas e as parcerias estabelecidas com empresas, prefeituras e demais organizações públicas e privadas.

“Nossas atividades sempre estiveram nos três pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa, e Extensão. Sempre avaliamos que estudar e publicar papers, artigos, entre outras coisas, é muito importante, mas não é o suficiente. Sempre fizemos questão de trabalhar para resolver problemas e achar soluções e, a partir disso, surgem as produções acadêmicas”, lembrou o docente.

Em seguida, o professor Wilson Negrão Macêdo apresentou projetos atuais e futuros do grupo para a formação dos estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de mostrar a evolução dos sistemas elétricos híbridos, com novas tecnologias de captação e uso da energia eólica e solar. Ele explicou também as muitas parcerias de cooperação nacional e internacional para desenvolvimento de pesquisas, a exemplo  da Universidad Nacional de Juliaca, do Peru.

Após as palestras, os presentes se dirigiram ao prédio do Gedae, no Setor da Saúde do Campus Belém, em frente ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUFBS), para a visita aos laboratórios, salas, equipamentos e às instalações de painéis fotovoltaicos no local.

gedae2O GEDAE - É um dos grupos mais antigos do Brasil a trabalhar com fontes renováveis de energia, principalmente solar e eólica, e a sua combinação em sistemas híbridos de produção de eletricidade. Desde a sua fundação, em 1º de novembro de 1994, o Gedae tem sido reconhecido como centro de referência em sistemas híbridos para atendimento de localidades isoladas da rede elétrica convencional e foi o grupo que mais colaborou com outras instituições na implantação deste tipo de sistema em diversas comunidades.

Além dos sistemas elétricos híbridos, o Gedae desenvolveu e implementou diversos sistemas para tratamento e abastecimento de água, bem como sistemas para aplicação em atividades produtivas locais com participação em diversas redes de pesquisa no Brasil e no exterior. De 2009 a 2016, foi o grupo líder do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA), que envolveu outros grupos de pesquisa de universidades brasileiras e estrangeiras, além de empresas do setor elétrico.

“O Gedae tem uma relevância muito notória dentro do cenário paraense e nacional quanto ao emprego de energias renováveis. Então, comemorar os 25 anos é resgatar toda esta trajetória e mostrar para quem está entrando agora no curso de Engenharia Elétrica ou em outros cursos de graduação que essa área é muito promissora e sempre vai receber muita atenção, principalmente neste contexto de aquecimento global, propiciando demanda cada vez maior de fontes limpas de energia”, comenta Luana Albuquerque, aluna de mestrado do Gedae.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

Artigo originalmente publicado no Portal UFPA em 02/01/2020.