Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.

Idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > UFPA Pesquisa - Sistemas Fotovoltaicos
Início do conteúdo da página

UFPA Pesquisa - Sistemas Fotovoltaicos

  • Publicado: Sexta, 30 Agosto 2019 19:22
  • Última Atualização: Quarta, 23 Outubro 2019 16:42

Artigo publicado originalmente na Rádio Web UFPA em 29 de agosto de 2019.

O tema desta edição do UFPA Pesquisa discute a geração de energia por meio de sistemas fotovoltaicos e o trabalho do Laboratório de Energia Solar, do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da UFPA.

O programa reuniu os professores e doutores em engenharia elétrica Wilson Negrão, coordenador do laboratório de sistemas fotovoltaicos; Edinaldo Pereira, coordenador do GEDAE; e Luiz Lopes, do departamento de computação e engenharia da Universidade Concórdia de Montreal, no Canadá.

A energia solar fotovoltaica é a conversão direta da energia proveniente do sol em eletricidade, e pode ser aplicada em centros urbanos e sistemas que precisam de unidade de armazenamento. “A energia solar pode ser armazenada durante o dia, para ser usada no período noturno, por exemplo, quando o sol não está presente”, diz o professor Wilson Negrão, reforçando que essa é uma das principais alternativas para geração de energia limpa, renovável e com menor impacto sobre o meio ambiente.

A edição traz o professor Luiz Lopes, que veio do Canadá para fomentar o diálogo e a cooperação entre a UFPA e universidades canadenses por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI). Em suas investigações destacam-se as aplicações das nanorredes na Amazônia, que permitem redimensionar a demanda dos sistemas fotovoltaicos, reduzindo o custo e ampliando o benefício principalmente para comunidades isoladas.

Outro fator muito importante é que o tema foi trazido para a realidade amazônica, já que os sistemas fotovoltaicos têm um impacto benéfico na região, como diz o professor Edinaldo Pereira. “A solução fotovoltaica, pensando nos ribeirinhos e na região amazônica, é bastante viável, pois causa pouco impacto no meio ambiente, não produz fumaça, não gera queimadas, e não causa agressões pelo uso de óleo combustível”, explica.

Já o professor Luiz esclarece o objetivo de se discutir temas como esse. “Particularizar as soluções energéticas para a realidade local. Uma solução feita para a Europa, ou para a América do Norte, talvez não sirva aqui. Então, é importante adaptar essa tecnologia para a realidade local”, conclui.

Para saber mais sobre esse tema, como funciona o desenvolvimento da tecnologia solar fotovoltaica na Amazônia, por meio do Laboratório da UFPA, e os desafios para a produção de conhecimento na área, não deixe de ouvir essa edição do UFPA Pesquisa.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Jamille Leão
Gravação e montagem: João Nilo
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

Escute a entrevista:

registrado em:
Fim do conteúdo da página