Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.

Idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

APRESENTAÇÃO

Última Atualização: Quinta, 31 Outubro 2019 12:47 | Acessos: 154

O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) é vinculado ao Instituto de Tecnologia (ITEC) e à Faculdade de Engenharias Elétrica e Biomédica (FEEB), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O GEDAE foi fundado em primeiro de novembro de 1994 pelo Prof. Dr.–Ing. João Tavares Pinho e por ele coordenado até maio de 2018, quando se aposentou oficialmente e passou a coordenação para o seu Vice-Coordenador, Prof. Dr. Edinaldo José da Silva Pereira. O grupo executa suas atividades científicas e tecnológicas considerando principalmente o aspecto regional; preservando seu perfil universitário e atuando de maneira integrada com a sociedade.

As principais finalidades do grupo são: desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para atendimento de energia elétrica a pequenas e médias cargas, com o uso de energias renováveis; o levantamento de demandas e potenciais energéticos; o desenvolvimento de pesquisa sobre eficiência energética e uso racional, conservação e qualidade de energia; a avaliação e etiquetagem do nível de eficiência energética em edificações; a disseminação do conhecimento por meio dos cursos de graduação e pós-graduação, palestras e seminários sobre fontes renováveis de energia e suas aplicações, e a prestação de serviços na forma de consultoria e cursos à comunidade em geral.

O GEDAE foi o grupo sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia - INCT-EREEA, de 2009 a 2017, e também integrou a Rede Nacional de Eficiência Energética em Edificações – R3E e a Rede Eletrobras Procel Solar.

O Grupo está vinculado ao Curso de Graduação em Engenharia Elétrica e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFPA, por meio dos professores do seu quadro de pessoal, que ministram regularmente disciplinas, e também pela orientação de alunos bolsistas, estagiários e em conclusão de curso, em tópicos vinculados as suas áreas de atuação.

Os laboratórios do GEDAE possuem equipamentos para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos nos níveis de estágio, graduação, mestrado e doutorado, sendo visitados com frequência por estudantes de todos os níveis e membros da comunidade em geral. Em especial, o GEDAE tem recebido visitas de pesquisadores de instituições acadêmicas nacionais e internacionais e há a solicitação frequente de visitas por professores e estudantes dos vários níveis, com o objetivo de conhecer o funcionamento de sistemas alternativos para produção de energia elétrica e os projetos desenvolvidos.

Fim do conteúdo da página