• image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image

Projetos Desenvolvidos

 

Instalação de um Sistema Fotovoltaico para Alimentação de Eletrodos para Tratamento de Água por Eletrólise na Comunidade de Praia Grande (Município de Ponta de Pedras – Ilha do Marajó-PA).


 Instalação de Dois Sistemas Fotovoltaicos para Alimentação de Eletrodos para Tratamento de Água por Eletrólise na Comunidade de Camurituba (Município de Abaetetuba-PA).


 Instalação de um sistema de iluminação utilizando energia solar fotovoltaica na escola da Comunidade de Camurituba (Município de Abaetetuba-PA).


 Instalação de um Sistema de Iluminação Utilizando Energia Solar Fotovoltaica na Escola da Comunidade de Praia Grande (Município de Ponta de Pedras – Ilha do Marajó-PA)


 Projeto, Construção e Instalação de um Aerogerador de 15 kW na Comunidade de Praia Grande.


 Instalação de Sistemas Fotovoltaicos com 4 kW de Capacidade Instalada, para Eletrificação Parcial da Estação Científica Ferreira Penna, do Museu Paraense Emílio Goeldi.


 Instalação de Sistemas Fotovoltaicos para Eletrificação de 24 Residências e 2 Escolas nas Comunidades de Caxiuanã, Pedreirinha e Laranjal, no município de Melgaço/PA.


 Instalação de um sistema de bombeamento de água com energia solar fotovoltaica na comunidade de Pedra Branca/Cotijuba - com capacidade para 11.000 litros/dia, em convênio com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (SAAEB/PMB).


 Instalação de um Sistema de Bombeamento de Água com Energia Solar Fotovoltaica na Comunidade de Poção/Cotijuba - com capacidade para 18.000 litros/dia, em convênio com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (SAAEB/PMB).


 Instalação de um Sistema de Bombeamento de Água com Energia solar Fotovoltaica na Comunidade de Baía de Santo Antônio/Mosqueiro - com capacidade para 18.000 litros/dia, em convênio com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (SAAEB/PMB).


 Projeto e Construção de um Protótipo de Forno de Microondas de 3 kW de Potência para a Secagem de Papel.


 Instalação de Sistemas Fotovoltaicos com 5 kW de Capacidade Instalada, para Eletrificação das Comunidades de Boa Vista e Itancoã, no Município de Acará.


 Desenvolvimento de Condicionadores de Potência para Sistemas Fotovoltaicos de Pequeno Porte - com recursos provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FUNTEC) da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTAM) do governo do estado do Pará.


Projeto de um Sistema Híbrido para o Atendimento de Energia Elétrica ao Núcleo Urbano da Ilha de Algodoal - Este projeto foi desenvolvido como tese de mestrado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPA. Contém conceitos para eletrificação de localidades isoladas, descrição sócioeconômica do local, levantamento de dados de vento e de demanda, tratamento estatístico desses dados e, finalmente, uma proposta de um sistema de geração híbrido eólico-diesel e o respectivo projeto da rede de distribuição de energia. Na fase de coleta de dados houve a cooperação do CEPEL e da CELPA, que forneceram e instalaram, com o auxílio do GEDAE a estação meteorológica no local. Concluído em Dezembro de 1998.


 Desenvolvimento, Construção e Implantação de Aerogeradores de Pequeno Porte para Eletrificação de Pequenas Comunidades Amazônicas - Este projeto refere-se ao desenvolvimento de turbinas eólicas de 1 kW a 3,7 kW, de baixo custo, para o atendimento de cargas comunitárias ou isoladas.


 Aproveitamento de Energia Solar e Eólica na Secagem de Pescado no Município de Muaná – PA - Neste projeto o GEDAE participa como colaborador da Faculdade de Ciências Agrárias do Estado do Pará – FCAP, que é a instituição executora do mesmo. O projeto tem financiamento do PTU/MCT.


 Desenvolvimento de Condicionadores de Potência para Sistemas Fotovoltaicos de Pequeno Porte - Este projeto visa desenvolver, construir e testar equipamentos de condicionamento e gerenciamento de potência que permitam aumentar a eficiência e a robustez de sistemas fotovoltaicos de pequeno porte, tornando-os mais atrativos dos pontos de vista econômico e de confiabilidade e que forneçam energia de melhor qualidade.


 Levantamento de Potenciais Eólico/Solar - O levantamento do potencial eólico e solar da região nordeste do Estado do Pará (região de costa oceânica) é uma das atividades prioritárias do GEDAE. Com essa finalidade, foram instaladas estações meteorológicas computadorizadas nas seguintes localidades: Praia Grande (Ponta de Pedras/PA), Tamaruteua (Marapanim/PA), Mota (Maracanã/PA), Algodoal (Maracanã/PA).


 PROJETO PRAIA GRANDE

 Sistema Híbrido Eólico-Diesel para Eletrificação da Comunidade de Praia Grande – Município de Ponta de Pedras – Ilha do Marajó-PA.

aerogeradores6 Imagem dos Aerogeradores, Inaugurado em 17/07/1999 na Comunidade de Praia Grande, Município de Ponta de Pedras-PA, na Ilha de Marajó, distando aproximadamente 53 km de Belém. O sistema instalado atende 125 pessoas, divididas aproximadamente em 22 famílias, e é composto por dois geradores diesel de 7,5 kVA cada e duas turbinas eólicas, uma importada de 10 kW e outra nacional, projetada e construída pelo GEDAE, de 15 kW. Este projeto contou com o apoio financeiro do PTU/MCT, e com a participação da CELPA, IDESP, SECTAM e Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras.

 

 

 PROJETO TAMARUTEUA

Sistema Híbrido Solar-Eólico-Diesel para Eletrificação da Comunidade de Tamaruteua – Município de Marapanim-PA.

turbinas2 Imagens das Turbinas, Inaugurado em 10/07/1999, na Comunidade de Tamaruteua, situada na embocadura do rio Cajutuba, Município de Marapanim-PA. A partir de levantamentos do potencial eólico e solar e do levantamento de carga da comunidade, e considerando também os aspectos sócio-econômicos, o GEDAE projetou, em cooperação com o Grupo de Energia Eólica da UFPE, este sistema híbrido que é composto de: 02 turbinas eólicas importadas de 10 kW ; sistema de retificação e inversão; banco de baterias; 2 kW de painéis fotovoltaicos; 01 grupo diesel de 30 kVA já existente na comunidade, e uma rede de distribuição trifásica em 220/127 V. O sistema instalado atende 190 pessoas, divididas aproximadamente em 47 famílias. Este projeto contou com o apoio financeiro do Programa do Trópico Úmido – PTU/MCT e com a participação da UFPE, CELPA, IDESP, SECTAM e Prefeitura Municipal de Marapanim.

 

 PROJETO MOTA 

Sistema Híbrido Eólico-Diesel para a Eletrificação da Comunidade de Mota (Município de Maracanã-PA).

motaImagem Mota, A Vila de Mota, comunidade situada na Região do Salgado paraense e distante 240 km de Belém, é beneficiada com um sistema eólico de geração de energia, composto por uma turbina eólica de 10 kW e um banco de baterias de 150 Ah cada. Este sistema beneficia 434 pessoas, divididas em aproximadamente 83 famílias, com o bombeamento de água, carregamento de baterias e iluminação de rua, escola, igrejas e posto de saúde. Este projeto contou com o apoio do PTU/MCT, e com a participação UFPE, COLUMBIA AVIONICS, IDESP,CELPA, SECTAM e Prefeitura Municipal de Maracanã.

 

 

PROJETO SÃO TOMÉ 

Sistema Híbrido Eólico - Solar FV - Diesel para a Eletrificação da Vila de São Tomé (Município de Maracanã-PA). 

Paineis e Aerogerador A Vila de São Tomé, localizada no Município de Maracanã, Região Nordeste do Estado do Pará, foi beneficiada com um sistema híbrido para geração de eletricidade, composto por uma turbina eólica de 10 kW, um arranjo FV de 3,2 kWp e um grupo gerador a diesel de 20 kVA. O projeto está em operação desde o dia 5 de setembro de 2003 e atualmente vem sendo monitorado pela equipe do GEDAE. Este projeto contou com o apoio financeiro da PETROBRAS, FINEP e com a participação da REDE - CELPA, ARCON/PA e Prefeitura Municipal de Maracanã.

 

 

 

 

PROJETO PNUD BRA/99/011 - O GEDAE presta consultoria ao Ministério de Minas e Energia - Programa PRODEEM, realizando levantamento de projetos de sistemas que utilizem energias renováveis nos Estados do Pará, Maranhão, Amapá e Tocantins.


 PROJETO SÃO TOMÉ - FASE 2 

Expansão do Sistema Híbrido Eólico - Solar FV - Diesel para a Eletrificação da Vila de São Tomé (Município de Maracanã-PA). 

Após sua entrada em operação, o sistema híbrido de São Tomé encontra-se atualmente em monitoração, com a realização de estudos que visem a sustentabilidade do sistema. Esta etapa do projeto conta com o apoio financeiro da PETROBRAS.


 PROJETO SUCURIJU

Projeto de fornecimento de eletricidade e água potável à Vila de Sucuriju – AP por meio de sistema híbrido diesel/eólico/solar e dessalinizador.

Este projeto apresenta um conjunto de módulos fotovoltaicos com capacidade de 10 kWp, um conjunto de turbinas eólicas com 50 kW, dois grupo geradores de 30 kVA cada e um banco de baterias de 100 kWh. Em relação ao sistema de abastecimento de água, será feita a dessalinização da água retirada de um poço perfurado no local, e a mesma será tratada para tornar-se potável. O objetivo é fornecer 20 litros de água potável por dia para cada habitante da vila. Será também feito um sistema de captação de águas pluviais. Este projeto conta com o apoio financeiro do MME e com a participação da CEA.


 SALINÓPOLIS - Município de Salinópolis-PA. 

Cidade balneária muito freqüentada pela população de Belém, apresenta condições favoráveis para a geração eólica de grande porte. Encontra-se instalada uma estação para medição de velocidade e direção de vento na Praia do Atalaia. Esta estação é operada pelo GEDAE, CEPEL, CELPA, e ELETRONORTE.


 PROJETO TAMARUTEUA - REVITALIZAÇÃO 

Revitalização do Sistema Híbrido Fotovoltaico - Eólico - Diesel da Comunidade de Tamaruteua, Município de Marapanim/PA. 

O projeto "Revitalização do Sistema Híbrido Fotovoltaico - Eólico - Diesel da Comunidade de Tamaruteua, Município de Marapanim/PA", aprovado no Edital CT-Energ/MME/CNPq 03/2003, tem como principal objetivo a recuperação do sistema de geração de energia elétrica da Vila de Tamaruteua, instalado em 1999, contemplado naquela altura através do Edital 01/1995 do Programa do Trópico Úmido - PTU. Este projeto conta com o apoio financeiro do MME e com a participação da REDE - CELPA, ARCON/PA e Prefeitura Municipal de Marapanim.


 PROJETO POTENCIALIDADE 

Levantamento da Potencialidade Eólica de Sítios nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte para a PETROBRAS. 

O GEDAE presta consultoria à PETROBRAS na instalação de estações anemométricas e posterior tratamento dos dados coletados, visando à avaliação da potencialidade eólica de sítios nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte.


 Desenvolvimento e Validação Experimental de um Software para Simulação do Transiente Térmico de Cabos OPGW Submetidos a Curto-Circuito. 

Parceiros: PRYSMIAN, LABSOLAR/UFSC


 Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética. 

Parceiros: Fundação Vitae, Rede-CELPA, ELETRONORTE, CT-INFRA/FINEP


 Uso Racional de Energia Elétrica no Museu Paraense Emílio Goeldi. 

Parceiros: MPEG, FINEP


 Desenvolvimento de Aerogerador de 1 kW com Rotor Apropriado para Condições de Vento da Região Amazônica. 

Parceiro: CT-Energ/MCT/CNPq


 Desenvolvimento de um Aerogerador e Otimização de seu Acoplamento a Motobombas Convencionais por Meio de Inversores de Frequência. 

Parceiros: IEPA (coordenador), IEL/AP, FINEP


 Implatanção de um Sistema Híbrido FV-Eólico-Diesel na Vila de SUCURIJÚ/AP. 

Parceiros: CBEE/UFPE(coordenador), MME, CNPq, CETEC/AP, IBAMA


 Implantação de um Sistema Híbrido de Geração Elétrica Sustentável para a Ilha de Lençóis, Município de CURURUPU/MA. 

Parceiros: NEA/UFMA(coordenador), MME, CNPq

 



Bancada para Testes de Desempenho de Geradores Elétricos, Utilizados em Aerogeradores de Pequeno Porte, sob Condições Simuladas de Vento.
 

 Apoio Financeiro: CNPq