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Desenvolvimento e Confecção de Mecanismo de Proteção Contra Escalpelamento nos Rios da Amazônia para Sistema de Mobilidade Elétrica Tipo Rabeta

Última Atualização: Quarta, 21 Junho 2023 12:31 | Acessos: 226

Vigência: 2023 - Atual


Descrição: A mobilidade elétrica está incipiente para as populações ribeirinhas, através das "rabetas elétricas", com substituição dos combustíveis fósseis, que são mais poluentes, por energia elétrica, limpa e renovável, proporcionando grandes benefícios econômicos e ambientais. Entretanto, a inserção dessa nova tecnologia em comunidades remotas pode trazer "antigos acidentes", ainda não erradicados, mas bem conhecidos por essa população e que deixam cicatrizes físicas e psicologias profundas que é o escalpelamento. O acidente acontece nas embarcações onde o motor a diesel ou a gasolina é adaptado na parte central do barco, onde do motor à hélice estende-se longitudinalmente um eixo que fica totalmente exposto, girando em alta velocidade. Em sua maioria meninas e mulheres quando próximas deste mecanismo, têm seus cabelos enroscados no eixo e brutalmente arrancados causando graves deformações e até a morte. O que se nota é que nessas embarcações não foi pensado nos possíveis acidentes e projetado mecanismos de proteção contra o escalpelamento, já que parte dos usuários são a população ribeirinha feminina. É nesse cenário que se pretende inserir um sistema de mobilidade elétrica para os ribeirinhos tendo como fonte de abastecimento módulos fotovoltaicos. Tomando como base esse sistema de mobilidade, o intuito é que não se cometa o mesmo erro do passado, que vise evitar o escalpelamento nessa nova tendência tecnológica (sistema de mobilidade elétrica - rabeta elétrica). Nesse sentido a presente proposta tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de proteção contra o escalpelamento nas rabetas elétricas evitando assim possíveis acidentes. Para que se possa alcançar esse objetivo do projeto é necessário a construção do sistema de mobilidade elétrica para que se tenha um entendimento de como os possíveis acidentes de escalpelamento poderão ocorrer e quais os mecanismos podem ser inseridos para evitá-los.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Wilson Negrão Macêdo - Coordenador / Renato Luz Cavalcante - Integrante / Marcos André Barros Galhardo - Integrante / Orlando Fonseca Silva - Integrante / Weslley Leão Monteiro - Integrante / José de Arimateia Alves Vieira Filho - Integrante / Arthur Correa da Fonseca - Integrante / Luana Oliveira de Albuquerque - Integrante / Wanderley Sena dos Santos - Integrante / Marinaldo de Jesus dos Santos Rodrigues - Integrante / gustavo monteiro farias - Integrante / Victor parente de oliveira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

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